
Turismo: Mato Grosso do Sul consolida papel de liderança em ecoturismo na América Latina durante evento no Peru
Mato Grosso do Sul marcou presença em mais uma edição do AdventureELEVATE Latin America, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho, em Lima, no Peru. Promovido pela Adventure Travel Trade Association (ATTA), a principal associação de ecoturismo e turismo de aventura do mundo, o encontro reuniu operadores, compradores internacionais, imprensa especializada e lideranças do setor. Com o objetivo de discutir o desenvolvimento sustentável do turismo de natureza, o evento funcionou, nesse sentido, como uma vitrine global para o Estado.
Participação Estratégica e Painéis Temáticos
Parceiro da instituição há quase uma década, Mato Grosso do Sul conquistou uma participação de destaque na programação oficial, promovendo rodadas de negócios e a apresentação dos destinos sul-mato-grossenses. Dessa maneira, a delegação local integrou um painel temático sobre gestão de destinos, sustentabilidade, governança e fortalecimento da economia local. O diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, enfatizou que a ida ao Peru foi estratégica com o propósito de ampliar a presença do Estado nos principais mercados internacionais.
O gestor ressaltou que a feira reúne os principais compradores e operadores emissivos dos Estados Unidos e da Europa interessados na América Latina. Como o Estado figura como um dos principais apoiadores da causa ambiental, garantiu espaço para apresentar seus atrativos e negociar individualmente com os operadores de turismo. Dessa forma, o Estado chegou forte e bem representado a Lima, fortalecendo, consequentemente, a imagem de Mato Grosso do Sul como referência em turismo de natureza no Brasil.
Inovação, Networking e o Conceito “Alquimia”
Por sua vez, o AdventureELEVATE Latin America focou em capacitação, inovação e networking para profissionais do turismo de aventura. Durante os três dias de programação, os participantes acompanharam palestras e workshops sobre tendências de viagens, tecnologia e marketing. Além disso, o evento promoveu experiências imersivas no destino anfitrião, valorizando, de igual modo, as características culturais e as riquezas naturais da região andina.
A edição de 2026 trouxe como tema central a “Alquimia”, conceito que destaca a combinação entre natureza, cultura e criatividade na construção de experiências transformadoras. Portanto, a proposta evidenciou o papel das comunidades locais, guias e parceiros na consolidação de um turismo mais sustentável e inovador. Afinal, as interações comerciais com compradores e a imprensa internacional ocorreram integralmente em inglês, abrindo canais diretos de comunicação com o mercado externo.
Em suma, as atividades de capacitação e a feira de negócios cumpriram o papel de projetar os atrativos estaduais no cenário mundial. A participação consolidou as políticas públicas de conservação ambiental que o governo estadual executa em suas rotas turísticas. Como resultado, Mato Grosso do Sul encerrou sua agenda no Peru atraindo novos investimentos e posicionando, logo, o ecoturismo pantaneiro e de Bonito no topo das preferências dos viajantes estrangeiros para o restante de 2026.












