• 23 junho, 2026

Mobilidade: Agesul realiza novas interdições na ponte sobre o Rio Miranda para avanço de obras na MS-345

Os motoristas que viajam de Campo Grande em direção a Bonito ou trafegam pela região de Águas do Miranda devem redobrar a atenção nas rodovias estaduais. Dessa maneira, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) programou um novo cronograma de interdições para o mês de junho na ponte sobre o Rio Miranda, situada na rodovia MS-345. Nesse sentido, os bloqueios parciais e totais dão continuidade aos serviços essenciais de recuperação estrutural da travessia.

Cronograma de Bloqueios e Rotas Alternativas

A primeira etapa do cronograma ocorreu nesta segunda-feira (22), período em que os operários trabalharam na substituição dos aparelhos de apoio de neoprene. A fase seguinte começou hoje, terça-feira (23), às 6h, e estende-se até a quarta-feira (24), no mesmo horário. Os engenheiros realizam, portanto, a concretagem dos grampeamentos das vigas durante esse intervalo de 24 horas.

O planejamento técnico prevê, além disso, uma nova interdição total entre a próxima segunda-feira (29) e a terça-feira (30). Os técnicos darão sequência, com efeito, ao processo de concretagem para consolidar a segurança das estruturas de concreto. Dessa forma, o trânsito da região ficará totalmente interrompido, obrigando os condutores que saem da capital rumo a Bonito a utilizarem a rota alternativa pela MS-178, acessando o município de Guia Lopes da Laguna.

Investimento e Restrições de Tráfego Diário

A Agesul executa as frentes de trabalho com recursos que integram o pacote de investimentos do Governo de Mato Grosso do Sul no interior. A administração estadual aplica, por sua vez, o montante exato de R$ 3.309.408,68 para recondicionar pontos estratégicos, realizar reforços de engenharia e restabelecer a estabilidade completa da ponte. Consequentemente, os engenheiros civis conseguem conter o desgaste natural provocado pelo fluxo contínuo de cargas na MS-345.

Assim que a equipe conclui cada interdição total, a ponte retoma o atendimento aos motoristas sob restrições severas. O trecho opera, assim sendo, em sistema de “pare e siga” com tráfego limitado a meia pista para evitar sobrecarga. Os agentes de trânsito limitam a passagem, por exemplo, a veículos leves, caminhonetes e caminhões de pequeno porte com peso máximo de até 10 toneladas, permitindo apenas um veículo por vez sobre a estrutura.

Segurança Viária

O bloqueio total da via temporariamente protege a integridade dos operários e dos próprios usuários da rodovia estadual. Nesse contexto, o cumprimento rigoroso dos horários de interdição assegura a cura adequada do concreto nas vigas sustentadoras. Em suma, as melhorias estruturais na ponte sobre o Rio Miranda impulsionarão o turismo da região centro-oeste do Estado. Logo, a paciência dos motoristas durante o mês de junho garante, como resultado, viagens mais seguras para as próximas décadas.

Veja outras notícias  

Acompanhe no instagram