• 23 junho, 2026

Bem-Estar: Terceira edição do Festival de Yoga reúne famílias e promove inclusão no Parque das Nações Indígenas

Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional do Yoga, o Governo do Estado realizou, no último domingo (21), a terceira edição do Festival de Yoga Vida Saudável 2026. O evento, totalmente gratuito e aberto ao público, movimentou o Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, a partir das 7 horas da manhã. Dessa maneira, a iniciativa buscou promover a saúde integral, o bem-estar e a integração social da comunidade por meio de uma programação diversificada, a qual envolveu práticas corporais, meditativas e atividades recreativas para todas as idades.

Programação Diversificada e Práticas Adaptadas

A princípio, a organização do evento estruturou as atividades de forma sequencial para garantir o aproveitamento de todo o público. As ações começaram com uma caminhada matinal, seguida pela cerimônia oficial de abertura e pela tradicional aula do protocolo indiano. Portanto, para assegurar a inclusão de todos os participantes, as tendas simultâneas abrigaram modalidades específicas:

  • Yoga Infantil: Prática voltada para crianças de três a 12 anos, conduzida de forma lúdica por meio de histórias e brincadeiras.

  • Yoga Acessível: Modalidade destinada a idosos, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas.

  • Atividades de Encerramento: Um abraço coletivo e sorteios de brindes marcaram, com efeito, o encerramento da manhã.

A Fundesporte e a Setesc capitanearam a organização do festival em parceria com a Embaixada da Índia. De igual modo, o projeto contou com o apoio do Movimento Sadhaka, da Associação Yoga para Todos, da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Tribunal de Contas, fortalecendo, consequentemente, a rede de promoção da qualidade de vida.

Conexão com a Natureza e Benefícios à Saúde

O professor Rodrigo Duarte, especialista em respiração consciente com mais de 20 anos de experiência, ministrou a aula do protocolo indiano. Nesse sentido, o profissional destacou que a manhã dedicada a essa vivência representou uma oportunidade única de integração comunitária. Dessa forma, o especialista pontuou que respirar com consciência permite que as pessoas enfrentem os desafios diários com mais clareza, equilíbrio e carinho, refletindo de forma direta na saúde e nos relacionamentos.

A importância do yoga na infância e o papel das práticas adaptadas foram os temas defendidos pela professora Milena de Barros Fontoura. A diretora-presidente da Associação Yoga para Todos explicou, por outro lado, que as posturas modificadas respeitam as limitações de cada praticante, ativando glândulas que melhoram os sistemas circulatório, digestivo e respiratório. Além disso, a especialista enfatizou a necessidade do contato com a natureza em uma sociedade hiperconectada. Assim sendo, as técnicas simples de respiração atuam no resgate da essência natural humana, acalmando a mente e o corpo afetados pela ansiedade.

Logística e Encerramento do Evento

A entrega das camisetas institucionais iniciou-se às 6h30 da manhã, na Entrada Guató do parque, mobilizando centenas de inscritos que haviam garantido as vagas antecipadamente pela plataforma digital Kmais. Em suma, o festival cumpriu com excelência a missão de difundir uma cultura de mais consciência e saúde na Capital. Afinal, a grande adesão popular demonstrou que o yoga se consolidou como uma atividade acessível a todos os corpos. Como resultado, o sucesso desta edição abre caminho para que o Estado continue incentivando o uso dos espaços públicos para o lazer saudável nos próximos anos.

Veja outras notícias  

Acompanhe no instagram