
Cenário Eleitoral: Roraima define votação para governador e cinco municípios elegem novos prefeitos
Mais de 384 mil eleitores de Roraima foram às urnas, neste domingo (21), com o objetivo de escolher o novo chefe do Executivo estadual para um mandato tampão válido até janeiro de 2027. Dessa maneira, a votação mobilizou a população local até as 17h, no horário local, abrangendo cerca de 350 colégios eleitorais em todo o estado. Afinal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocou esta eleição suplementar após cassar, no dia 30 de abril, o mandato do ex-governador Edilson Damião por abuso de poder político e econômico.
Disputa Acirrada e Candidatura Sub Judice
O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), despontou como o candidato mais votado do pleito, alcançando, por exemplo, 60,87% dos votos válidos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), por outro lado, ainda não o declarou oficialmente eleito porquanto sua candidatura permanece na condição de sub judice. Essa indefinição jurídica decorre de uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), o qual restabeleceu os prazos rígidos de desincompatibilização previstos na Lei das Inelegibilidades.
Os demais concorrentes também movimentaram o eleitorado local de forma expressiva. O atual governador interino, Soldado Sampaio (Republicanos), obteve o segundo lugar na disputa, somando, consequentemente, 35,72% dos votos válidos ao lado de sua coligação. A socióloga Nelita Frank (PT), por sua vez, assumiu a vaga de oposição na última hora e encerrou a contagem oficial com 3,40% das mídias apuradas, enfrentando a dificuldade extra de ter a foto de outra candidata estampada na urna eletrônica por limitações técnicas de tempo.
Eleições Suplementares no Âmbito Municipal
Além da corrida pelo Palácio Senador Hélio Campos, os habitantes de cinco municípios brasileiros também compareceram às urnas com o propósito de eleger novos prefeitos. Portanto, essas cidades estruturaram pleitos complementares para organizar mandatos tampões que se estenderão até janeiro de 2029. Dessa forma, o processo de renovação política ocorreu simultaneamente nas seguintes localidades:
Reginópolis (SP): João Paulo (PSD) disputou a prefeitura contra a chapa de Marquinho Bastos (União Brasil).
Tuiuti (SP): Três frentes registraram candidaturas, destacando-se, nesse sentido, as lideranças de Pedrinho (MDB) e Milena do Amarildo (PSB).
Joviânia (GO): Pedro Lucas (MDB) enfrentou diretamente as urnas contra o grupo de Elisberto da Retro (Podemos).
Amparo da Serra (MG): Aila da Farmácia (Avante) e Túlio Cária (MDB) centralizaram, com efeito, a disputa majoritária.
Bonito de Minas (MG): João Neto do Sindicato (Podemos) liderou blocos opostos ao candidato Miqueias Figueiredo (Republicanos).
Essa reestruturação geral nos governos locais consolida, em suma, um importante passo para a estabilidade institucional das prefeituras envolvidas. Como resultado, a Justiça Eleitoral aguarda agora os prazos de recursos jurídicos para homologar os resultados das apurações, garantindo, logo, que os novos gestores assumam suas cadeiras com plena segurança jurídica e legitimidade democrática perante a sociedade civil.












