• 22 junho, 2026

Junho Prata: Detran-MS promove ações de segurança viária em centros de convivência da Capital

Com o objetivo de apoiar o “Junho Prata”, mês voltado ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, o Detran-MS realizou a ação intitulada “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. Na manhã da última quarta-feira (17), mais uma etapa do projeto reuniu mais de 40 idosos no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Elias Lahdo, em Campo Grande. Dessa maneira, o órgão estadual utilizou o espaço para integrar orientações de trânsito e conscientização social.

Combate ao Etarismo e Redes de Proteção

A Diretoria de Educação para o Trânsito do órgão desenvolveu o projeto sob a liderança da professora Inês Pereira Esteves, gestora de Educação e Segurança no Trânsito do Detran-MS. De acordo com a gestora, que também integra a Frente Parlamentar em Defesa do Direito das Pessoas Idosas, as atividades abordaram desde a saúde física até a segurança viária e o combate direto ao etarismo. Nesse sentido, as palestras trabalharam a relevância da mobilidade e da acessibilidade urbana.

Além disso, a equipe preparou e distribuiu um material informativo focado nos direitos da terceira idade. Esse conteúdo pedagógico oferece, portanto, o discernimento necessário para que os idosos saibam onde buscar apoio e redes de proteção contra as violências física, psicológica, patrimonial e o abandono. Consequentemente, a ação fortalece a autonomia dos cidadãos dentro e fora das vias públicas.

Integração Intergeracional e Relatos dos Participantes

Um dos momentos mais marcantes da manhã envolveu, por sua vez, a participação direta de estudantes da Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann. Os alunos distribuíram laços pratas, símbolo oficial da campanha, e entregaram mimos aos idosos do centro. Dessa forma, a coordenadora pedagógica da escola, Ariane Garcia dos Reis, ressaltou o enorme valor pedagógico da ação, visto que os estudantes precisam aprender a lidar com o envelhecimento populacional e respeitar o próximo.

A iniciativa recebeu, com efeito, amplos elogios por parte dos frequentadores do local. Dona Erotildes Xavier Santos, de 82 anos, que frequenta o centro de convivência há sete anos, destacou o valor das orientações e compartilhou sua percepção sobre a mobilidade urbana atual:

“Eu adoro as palestras delas, são muito boas. Sobre o trânsito, a gente sempre está atenta. Eu mesma dirigi mais de 40 anos e o trânsito está terrível. Quando vou de Uber, por exemplo, tem motorista que fica esperando eu abrir o portão e entrar para poder ir embora”, relatou.

Cronograma e Próximas Ações

A campanha pedagógica do Detran-MS segue, em suma, com um cronograma intenso de ações informativas ao longo de todo o mês. No próximo dia 30 de junho, a equipe do órgão executará, logo, uma nova etapa do projeto com os idosos atendidos na Comunidade Católica Sagrada Família. Assim sendo, o Estado consolida uma política de trânsito mais humanizada, provando que a segurança viária depende, acima de tudo, da empatia e do respeito mútuo entre as diferentes gerações.

Veja outras notícias  

Acompanhe no instagram