• 25 abril, 2025

Casa de Ensaio recebe o projeto “De Ponto a Ponto” com vivências circenses e espetáculo teatral

A Casa de Ensaio, reconhecida por seu trabalho contínuo como Ponto de Cultura em Mato Grosso do Sul, está entre as instituições contempladas pelo projeto itinerante “De Ponto a Ponto”, idealizado pelo Circo do Mato.

A iniciativa promove intercâmbio cultural entre diferentes Pontos de Cultura do estado e estará em Campo Grande nos dias 24 e 26 de abril.

Vivência em circo e teatro

Na quarta-feira (24), às 14h, os alunos da Casa de Ensaio participaram de uma vivência artística unindo elementos do circo e do teatro.

Após a prática, houve uma roda de conversa com os artistas do Circo do Mato, promovendo troca de experiências e reflexões sobre a arte como forma de expressão.

Espetáculo encerra a programação

Na sexta-feira (26), às 19h30, os alunos assistirão ao espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias”, que leva ao público toda a magia do universo circense com uma abordagem leve, criativa e cheia de humor.

Projeto conecta Pontos de Cultura

Laila Saad Pulchério, uma das fundadoras do projeto, explica que o objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio entre Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“Queremos levar um pouco do trabalho que fazemos e também ver de perto o que cada Ponto produz. Embora o Circo do Mato exista há mais de 20 anos, muitos jovens e crianças ainda não conhecem nosso trabalho. Já realizávamos ações parecidas, mas voltadas para Pontos de Cultura, é a primeira vez.”

A ação é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, que tem impulsionado iniciativas culturais em todo o país.

Cidades contempladas

O projeto teve início em Ponta Porã, no Ponto de Cultura Maculelê – Camará Capoeira.

Depois da Casa de Ensaio, em Campo Grande, a equipe seguirá para:

  • Aquidauana – Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro

  • Corumbá – Moinho Cultural

  • Ivinhema – Fundação Nelito Câmara

Laila reforça que os Pontos convidados são atuantes e reconhecidos em seus territórios.

“Maximizamos ao máximo os locais a serem contemplados com os recursos disponíveis. Os Pontos de Cultura que convidamos a serem parceiros são ativos, com trabalhos ininterruptos há muitos anos, assim como o nosso.”

Valorização da arte e da cultura

Para Ennesli Granjeiro, coordenadora da Casa de Ensaio, o projeto valoriza as múltiplas linguagens artísticas e amplia as possibilidades de aprendizado.

“Me alegra ver que a Casa de Ensaio como ponto de cultura consegue unir projetos e realizar ações que convergem e multiplicam saberes. Poder fornecer esse universo circense juntamente com o teatro e ampliar para cada aluno o universo das linguagens artísticas e como estas podem coexistir é um trabalho que vale a pena.”

“Presenciar os alunos se entregando em aula e se permitindo conhecer outras formas de expressão e criação através de um projeto que leva a linguagem artística de forma leve e autêntica, nos faz compreender que a cultura precisa ser valorizada e investida. São projetos como esse que permitem que a arte e o artista sejam referências a novas gerações.”

Outras notícias

Acompanhe no instagram